Gato Abissínio
Inteligente e cheio de energia, ele adora brincar e se divertir

Informações Gerais

Para quem quer ter um felino que seja leal e que fique perto do tutor em todos os momentos, o gato Abissínio é perfeito. Conhecido também como Aby, o bichano é uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento. Por isso, é até difícil saber ao certo sua verdadeira origem.

A raça de gato Abissínio tem muita energia e adora brincar, podendo ser até travessa. Não é difícil encontrar um gatinho desses em cima de uma prateleira ou dentro de um armário. Adoram ficar nas alturas para poder observar o ambiente e estar inteirado de tudo o que está acontecendo ao seu redor.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

O Abissínio é um gato de médio porte, com um corpo musculoso, flexíel e levemente arqueado nas costas. As pernas são longas e delgadas, o que facilita para os saltos bem altos que o felino costuma dar.

Como gostam de brincar e têm muita energia para gastar, os felinos dessa raça precisam de espaço para poder se exercitar e fazer suas atividades. Mas, conseguem se adaptar também em apartamentos que não sejam tão pequenos.



Peso

3 a 5kg

Expectativa de Vida

9 a
15 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para Gato Abissínio

Destaques e curiosidade

Introdução

É muito fácil ter o gato Abissínio em casa, ele se diverte facilmente e sempre quer participar das atividades que os tutores estão fazendo. A hora das refeições é o momento preferido desses felinos.

Eles vão adorar participar junto com toda família reunida. Mas não gostarão se mais gatinhos estiverem presentes, pois querem toda a atenção.

A raça Abissínio é muito curiosa, e os olhos que deixam bem claro essa característica dos gatinhos. O olhar desse felino é muito profundo e expressivo e estão sempre atentos a todos os movimentos com curiosidade.

Na Segunda Guerra Mundial, muitas raças de gatos foram dizimadas, e o Abissínio quase foi uma delas. A salvação veio da Grã-Bretanha, onde alguns Abissínios sofreram mudanças um pouco antes. Assim, tiveram que recriar a raça do zero, importando felinos dos Estados Unidos e outros lugares da Europa para a procriação.

O Abissínio é muito popular entre os felinos de pelo curto em vários lugares da Europa e nos Estados Unidos. Perdendo apenas em popularidade para o gato Siamês.

Gato Abissínio guia raças

História do Gato Abissínio

Origem

Muitas lendas estão na origem do Abissínio, que por ser uma raça muito antiga, não se sabe ao certo como surgiu. A mais famosa delas é que esses felinos são descendentes diretos dos gatos antigos Egípcios. Isso porque eles se parecem com os bichanos representados em esculturas da época.

Migração

A maior especulação é que os primeiros Abys chegaram à Grã-Bretanha, em 1868, trazidos da antiga Abissínia, atual Etiópia. A única certeza que temos é que essa raça foi desenvolvida e refinada nessa região antes de chegar aos Estados Unidos, no ano de 1900.

Reconhecimento

Já em 1882 o Abissínio gato foi reconhecido pelo English Cat Fancy. A raça também é reconhecida pelo CFA (Cat Fancier’’s Association), ACFA (American Cat Fanciers Association), FIFe (Fedération Internationale Féline), TICA (The International Cat Association) e CCA (Canadian Cat Association).

Reprodução da raça

Após a chegada dos Abissínios nos EUA, eles só foram exibidos publicamente no ano de 1909. Em 1930 iniciou-se a criação ativa da raça, que se transformou em uma das mais populares do país.

Características físicas

Ao olhar para um gato Abissínio sem dúvida o que mais chama a atenção é a cor de sua pelagem curta e macia. Com marcas mais escuras, ela forma uma espécie de rajada ao longo do corpo elegante. As patas são ovais e as pernas longas são musculosas. A cauda também longa, é bem afiada.

O formato de cunha da cabeça junto aos olhos marcantes e as orelhas grandes e eretas reforçam a expressão facial do gatinho. O nariz apontado para a testa dá um ar selvagem, lembrando as lendas das origens dessa raça.


Personalidade

Abissínios são muito interativos com seus tutores, vão adorar passar muito tempo juntos e participar das atividades da casa. É muito brincalhão e ativo, podendo ser até um pouco travesso. Definitivamente não são ideais para quem quer um gato quieto.

São muito corajosos e curiosos, por isso um pássaro na janela pode ser o alvo perfeito para eles perseguirem. Apesar de adorar a interação com os humanos os Abissínios não gostam de dividir a atenção com outros animais, em especial outros gatos. Quando têm a atenção só para si, ficarão extremamente felizes.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Abissínio não exige tantos cuidados. Para mantê-la saudável e brilhante a escovação semanal é suficiente. Além disso, os gatos dessa raça gostam de ser penteados ou escovados com um tecido de camurça.

Higiene

Os banhos nos gatos Abissínios podem ser mensais, mas é importante limpar os ouvidos e cantos dos olhos regularmente. Assim, você evita o acúmulo de sujeira nas orelhinhas e lágrimas nos olhinhos, que podem causar problemas.

Cuidados com a saúde do gato Abissínio

Os cuidados com gato Abissínio são muito importantes, pois essa raça tende a ter alguns problemas dentários. Gengivite, cárie e doença periodontal são algumas enfermidades comuns nos felinos, por isso mantenha uma rotina de higienização da boca do pet.

Já no corpo as doenças mais comuns que afetam a saúde do gato Abissínio são ligadas à insuficiência renal. Além disso, luxação patelar, hiperestesia e atrofia progressiva de retina também estão entre patologias as mais comuns nos Abissínios.

Corte das unhas

Cortar as unhas é um cuidado simples, mas que dá a sensação de bem-estar para o pet, pois unhas grandes podem incomodar. Por isso, faça isso em seu gatinho a cada 15 dias, e deixe seu bichano mais confortável sem correr o risco de se machucar ou ferir os tutores.

higiene e limpeza para Gato Abissínio


Gato Abissínio

Oferecer alimentos balanceados e nutritivos para seu gato Abissínio ajuda no crescimento e desenvolvimento saudável dele. Escolha sempre, com um especialista, a ração ideal para seu bichano em cada fase da vida dele, de acordo com porte, estilo de vida e peso.

Outro cuidado importante é a hidratação. Deixe sempre água limpa e fresca disponível para seu bichano poder se hidratar quando quiser. A água ajuda a evitar problemas renais, que são comuns nessa raça.

Leve seu Abissínio regularmente ao médico-veterinário. O acompanhamento é muito bom para manter a qualidade de vida do seu bichano, já que você cuida da saúde, alimentação e bem-estar dele. Siga sempre as dicas e recomendações passadas pelo especialista para seu gatinho.

Além disso, para prevenir verminoses e outros parasitas, fique atento à caderneta de vacinação. Com ela, você acompanha todas as vacinas que seu gato precisa tomar, na data certa, para se manter saudável.

A chegada de um filhote de gato Abissínio no lar muda toda a rotina. É um momento muito especial, em que o felino precisa se sentir amado e acolhido. Por isso, prepare tudo para receber seu novo companheiro de quatro patas.

Caminhas, brinquedos, rações e outros itens para o filhote de gato devem estar prontos, à espera do bichano. Lembre-se: até os 12 meses, seu felino é considerado um filhotinho em fase de crescimento, todos os acessórios devem ser ideais para a idade dele.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Os Abissínios são inteligentes e curiosos por natureza, então os tutores podem aproveitar essas características para tornar o adestramento mais fácil. Eles são alertas e tentarão desvendar mistérios nas brincadeiras. Além disso, se divertem com pouco, então basta escolher a atividade certa que será bastante proveitosa.

Truques

Os tutores podem aproveitar jogos interativos que durem bastante tempo e oferecer brinquedos que prendam a atenção dos bichanos. Como gostam de estar perto de seus familiares, as atividades com essas pessoas por longo tempo darão mais resultados.

Raças relacionadas

Na Petz, tem tudo para gato Abissínio!

Gostou do gato Abissínio e quer adotar um? Não se preocupe pois no Pet Shop on-line da Petz você encontra tudo para seu felino. Aproveite as condições especiais e os preços incríveis para adquirir ótimos produtos para animais de estimação. Não vai perder essa, né?