»
»
»
Setter Irlandês

GUIA DE RAÇAS
Setter Irlandês

Neste guia você vai encontrar:

Inteligente, divertido e amigável

CBKC - Grupo 7

Cão vigoroso, que simpatiza facilmente!

Informações Gerais

O Setter Irlandês é um cão muito bem-humorado, que adora brincar e se divertir com seus familiares. Criado originalmente para a caça, atualmente, usa seus instintos para as brincadeiras e as palhaçadas que adora fazer.

Essa raça é uma das mais felizes e conquista qualquer pessoa com seu jeito alegre e extremamente afetuoso. Além disso, a aparência exuberante do cão Setter Irlandês chama atenção por qualquer lugar onde ele passe.

Condição física

O cachorro Setter Irlandês precisa de muito exercício diário para o corpo e a mente. Assim, ele necessita de bastante atividade para ficar satisfeito e feliz todos os dias. Para resolver essa situação, longas caminhadas e jogos com os tutores são ótimas opções!

Caso sua necessidade de exercícios não seja cumprida, o cão tende a ficar entediado e a latir em excesso. Por causa desse requisito importantíssimo para o Setter Irlandês, o ideal é que ele viva em um local bastante espaçoso, para gastar todas as suas energias.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Setter Irlandês

Média de Altura

Média de altura do Setter Irlandês

Média de Peso

Média de peso do Setter Irlandês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Setter Irlandês

Características

Energia

Gosto por
bruncadeiras

Amizade com
outros cães

Amizade com
estranhos

Proteção

Amizade com
outros animais

Tolerância ao calor

Tolerância ao frio

Necessidade de
exercício

Amizade com
criança

Apego ao dono

Necessidade de
espaço

Facilidade de
treinamento

Guarda

Cuidados com a
higiene do cão.

Rações para Setter Irlandês

Destaques e curiosidades

Brincadeiras não faltam para quem é tutor de um cão da raça Setter Irlandês. Esse pet é totalmente amigável e divertido, tentando deixar todos que estão à sua volta sempre felizes. Vamos conhecer alguns fatos importantes sobre a vida desse peludo divertido!

O Setter tem um primo bastante conhecido e que é mais velho do que ele. Esse familiar popular é o Setter Irlandês Vermelho e Branco. O nome não é à toa, visto que a pelagem desse pet possui essas duas cores. Eles dois integram a classe de Setter junto ao Inglês, mas são raças distintas.

Dentro do padrão dessa raça, não há nenhuma desqualificação, ou seja, nenhuma característica no pet é considerada fora do normal. Porém, o Setter Irlandês com preto (pequenas manchas) enfrenta muitos tabus e críticas nas exposições.

O cãozinho dessa raça ganhou popularidade na Irlanda no século 18 e foi separado do seu primo Vermelho e Branco no século 19. Esse cachorro é bastante antigo e seu registro na AKC (American Kennel Club) foi um dos primeiros do clube.

Setter Irlandês guia raças

História do Setter Irlandês

Origem

Criado para ser um cão de caça, o Setter Irlandês cachorro é o mais novo dos três Setters. Os caçadores da época precisavam de cães ainda mais velozes do que os que já existiam. Por isso, misturaram algumas raças para chegar no resultado que esperavam, depois, deixaram os cachorros cobrindo as grandes áreas.

Ancestrais

Não há certeza de quais raças foram usadas especificamente para a criação do Setter Irlandês ruivo. Na miscigenação, provavelmente estão: Setters mais velhos — em especial o Inglês —, Spaniels, Pointer e Terriers.

Migração

A migração do Setter Irlandês para a América do Norte aconteceu por volta de 1800. Na época, ele ficou conhecido por sua grande habilidade para caçar pássaros.

Reconhecimento

Como dito anteriormente, o Setter Irlandês foi um dos primeiros cães reconhecidos pela AKC, em 1884. Pelo UKC (United Kennel Club), o reconhecimento da raça veio em 1914.

Setter Irlandês  veterinário guia raças

Características físicas

O cão Irlandês tem um tamanho de médio a grande, com uma pelagem lisa e comprida, característica que o diferencia. Esse cachorro tem uma postura ereta, exuberante e elegante. Além disso, é bem alto, com pernas e pescoço longos.

A cabeça é proporcional ao corpo, fina e longa. As orelhas também são longas e combinam com a pelagem do corpo. O focinho tende a ser do mesmo comprimento do crânio e os olhos são de tamanho médio, na cor de avelã.

Conheça rações para Setter Irlandês

Personalidade

Qualquer pessoa que conheça um Setter Irlandês vai definir sua personalidade como “divertida”. Para ele, não tem tempo ruim, as brincadeiras vão estar presentes em quase todos os momentos.

O cão ficará ansioso por poder participar das atividades em família e vai querer agradar e divertir a todos. Não estranhe atitudes de teimosia, ele não faz por mal. É que, muitas vezes, seu foco está apenas em brincar, e não em obedecer. Basta uma dose de paciência para saber lidar com o Setter.

Convivência

Os pets dessa raça não gostam de ficar sozinhos, estar com humanos é o que os deixa mais contentes. Não se esqueça de incluir as atividades diárias e super necessárias na rotina para que o Setter fique satisfeito.

Os instintos de caça devem ser respeitados, por isso, ele precisa de espaço para correr quando sentir vontade. Seguindo esses requisitos, o Setter oferecerá suas pitadas de bom-humor todos os dias.

Socialização

Não tente fazer do Setter Irlandês um cão de guarda: o cachorro faz amizade e se torna extrovertido com estranhos facilmente. A socialização pode ser necessária apenas para que o Setter não se torne tímido — casos raros.

Por adorar brincar e fazer bagunça, o relacionamento da raça com as crianças é o melhor possível. Sua relação com os tutores — sejam eles adultos ou não — é de muito afeto e carinho. No entanto, tenha cuidado com outros pets, pois nessas horas o instinto de caça pode aparecer. Por isso, vale estimular o bom comportamento.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O pelo do Setter Irlandês o faz se tornar inconfundível. A cor é de mogno avermelhado e a pelagem é lisa e franjada atrás das pernas. Para manter essa característica exuberante, é preciso ter cuidados.

A escovação deve ser feita com frequência, pelo menos, a cada dois dias. Esse processo pode ser feito com pente de metal ou escova de cerdas macias. Verifique a pelagem diariamente para retirar nós com as mãos. Por fim, o corte precisa ser feito regularmente e por um profissional, como os dos centros da Petz.

Escovação dos Pelos do Setter Irlandês

Higiene

Os cuidados com a higiene diária não são exigentes. Basta um banho ocasional, uma vez por mês ou quando o cão estiver muito sujo. Durante esse intervalo, as orelhas devem ser verificadas, para não acumularem sujeiras.

As unhas do Setter Irlandês não crescem tão rapidamente. Para deixar o cão confortável, o corte mensal já é o suficiente. Caso não saiba como realizar o procedimento, leve o cão a um dos centros da Petz. Aqui, vamos ajudar seu peludo!

Os cuidados com os dentes do Setter são basicamente os mesmos que devem ser feitos com a maioria dos cães. É importante pedir a um especialista a indicação de qual produto usar e qual a frequência da escovação dos dentes do seu pet.

Cuidados com a saúde do Setter Irlandês

Em geral, a raça costuma ser saudável, mas os exames periódicos são importantes para manter a qualidade de vida do seu pet. O acompanhamento com o especialista é fundamental para detectar possíveis doenças no início.

Cuidados Setter Irlandês

Higiene e Limpeza para Setter Irlandês

Alimentação

Por gastar muita energia, o Setter Irlandês precisa de uma alimentação que supra todas as suas necessidades nutricionais. Por isso, o melhor é conversar com um veterinário para que ele indique quais alimentos seu Setter precisa consumir para ficar sempre disposto e saudável.

Em cada fase da vida do peludo, ele precisa de nutrientes em quantidades específicas. Sendo assim, o especialista é quem deve indicar a dieta ideal em todas as idades do seu cão.

Acompanhamento

Além de indicar e cuidar da dieta do seu peludo, o especialista tem outras funções importantes na vida do seu pet. A saúde do Setter Irlandês deve ser acompanhada de perto por um veterinário. Mesmo sendo bastante saudável, não custa nada uma visitinha de vez em quando ao médico.

Ainda, as vacinas são fundamentais para a proteção do seu Setter e das pessoas que convivem com ele. Isso porque muitas doenças perigosas podem ser evitadas com o acompanhamento correto da caderneta de vacinação do bichinho de estimação. Então, não deixe de levar seu cão para vacinar!

Filhotes

A adaptação de um Setter Irlandês filhote no lar deve ser feita da melhor maneira possível. Para isso, prepare o espaço e também a rotina para a chegada de um cãozinho. Nessa fase, ele precisa mais do que nunca de atenção e carinho para se sentir confortável.

Além disso, não deixe de levar o filhote ao veterinário, assim, ele fará uma avaliação geral da saúde do seu peludinho. Também é possível ajustar a alimentação para o desmame do pet.

Dicas de adestramento

O Setter não é um cão difícil de ser treinado, pois recebe bem as atividades. Ele está sempre disposto a gastar energias e agradar ao seu tutor. Mesmo assim, é importante ter pulso firme e paciência e ser gentil para que o cachorro aprenda mais facilmente.

Para deixar o treinamento mais alegre e leve, as atividades precisam ser divertidas e não repetitivas, para, assim, não entediar o cão. Aposte em exercícios que envolvam as habilidades de caça do Setter, como flyball, rally e treinos de agilidade. Reforços positivos, como petiscos, ajudam ainda mais nos resultados!

Um cão exuberante merece os produtos da Petz!

Com uma aparência graciosa e um comportamento divertido e alegre, o Setter Irlandês vai aproveitar os produtos do Pet Shop on-line da Petz. Nossos itens disponíveis aqui são de muita qualidade e oferecem tudo de bom para os bichinhos de estimação. Confira e aproveite as condições arrasadoras!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Setter Irlandês

Ração Pedigree Carne Frango e Cereais Para Cães Adultos Raças Médias e Grandes
Ração Pedigree Carne Frango e Cereais Para Cães Adultos Raças Médias e Grandes
Comprar
Bifinho KelDog para Cães Adultos Sabor Churrasco - 65g
Bifinho KelDog para Cães Adultos Sabor Churrasco - 65g
Comprar
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 20Kg a 40Kg
Antipulgas e Carrapatos Bravecto MSD para Cães de 20Kg a 40Kg
Comprar
Shampoo Mundo Animal Sanadog para Cães
Shampoo Mundo Animal Sanadog para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças